Concordo 100%, mas nunca fui muito bom nisso. Não conseguia pensar com clareza nos testes, e portanto não conseguia escrever testes que valessem a pena rodar. A situação só mudou no projeto onde estou trabalhando agora, que usa uma prática que evoluiu a partir do TDD. A buzzword aqui é Behavior Driven Development, ou BDD.
Basicamente, BDD é uma maneira de escrever testes unitários mais compatível com o processo de pensamento da maioria de nós, reles mortais. Pouca gente consegue pensar nas coisas em termos de testes unitários, mas quase qualquer um consegue descrever como um determinado sistema deveria se comportar. Uma ferramenta de BDD deve permitir ao programador escrever testes de uma forma que se aproxima das frases usadas para descrever o comportamento do sistema.
Uma boa introdução ao BDD, usando Java e a ferramenta JBehave, pode ser encontrado aqui. Para os sortudos (que não precisam usar Java para isso), existe o RSpec, para Ruby. Compare as sintaxes dos dois, apresentadas no link. Se eu fosse obrigado a iniciar um projeto em Java, eu provavelmente escolheria o RSpec rodando em JRuby como ferramenta de testes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário