O Steve Jobs recentemente teve uma daquelas idéias que movem o mundo, e prontamente a sugeriu para os grandes estúdios de Hollywood: por que não vender DVDs "premium", que custam US$4 (20%) a mais e incluem uma versão do filme em formato próprio para colocar em um iPod?
A idéia é ruim porque qualquer um que possua um iPod capaz de tocar vídeos provavelmente também conhece um programinha para converter vídeos para o formato do iPod, a partir de um DVD ou de um arquivo em outro formato. Por que as pessoas pagariam a mais?
A resposta do Jobs é: porque os DVDs Premium conteriam DRM que impediria os usuários de extrair o filme por outros meios! Não necessariamente porque a proteção seria tecnicamente perfeita (todo DRM é eminentemente quebrável), mas porque as leis dos EUA tornam qualquer tentativa de contorná-la ilegal! Ou seja, algo que é perfeitamente legal e que não apresenta custos adicionais torna-se uma atividade subversiva, um privilégio pelo qual os reles mortais devem pagar aos estúdios (e à Apple). Creio que isso seja chamado de "extorsão" em círculos mais tradicionais.
O Cory Doctorow, no Boing Boing, ao comentar a notícia, compara o DRM a uma infecção urinária.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Alguém ainda tinha a ilusão de que o Jobs era bomzinho??
Postar um comentário