quinta-feira, julho 26, 2007

Meus Dois Sonhos de Consumo

Meus dois sonhos de consumo são o XO (a maquininha verde do One Laptop Per Child) e o Neuros OSD (até que em fim um gravador de vídeo digital decente). O segundo já estava à venda faz tempo, e a distribuição comercial do primeiro começa no Natal (por um preço levemente maior do que o oferecido aos governos, mas ainda assim bem abaixo dos laptops normais).

5 comentários:

Anônimo disse...

Você acredita no XO cara? Escrevi algo sobre ele esses dias

http://faire-savoir.info/2007/07/25/um-laptop-por-crianca/

Queria muito ver um funcionando e por enquanto estou um pouco cético a respeito da estabilidade do brinquedo.

Ubiratan disse...

Eu não duvido muito da estabilidade dele - o pessoal que está por trás sabe o que está fazendo, pelo menos na parte técnica. O processador, por exemplo, é AMD, mas não é o mesmo modelo utilizado em computadores normais. O AMD Geode, pelo que eu entendi, foi feito para para consumir pouca energia e ser usado em dispositivos como aquele.

Do ponto de vista técnico, as coisas mais espetaculares do XO são o monitor, a interface com o usuário e o modelo de segurança, que dispensa senha e é bem diferente do que existe até agora.

Do ponto de vista social, eu não tenho conhecimento suficiente para julgar, além de um vago sentimento de que dar tecnologia às pessoas e deixar que elas façam o que quiserem com ela geralmente dá bons resultados.

Investidor Proletário disse...

XO?? mentira... eu nao ponho fé nele não... prá mim é bonitinho, mas ordinário. Deve ser uma lerdeeeeza.

E a camera é bacana, mas não conheco a marca... melhor esperar um pouco o preco baixar e as outras marcas copiarem. (;

Ubiratan disse...

Não dá nem pra pensar em rodar jogos 3D nele, mas acho que não haveria problema nenhum em usá-lo para aplicações mais simples - Internet, textos, e as outras coisas para as quais se usa um PDA (que têm processadores equivalentes).

Eu me interesso pelo XO por causa das inovações que ele reúne no mesmo pacote - ele é um "sonho de consumo" porque eu quero ver como elas funcionam e brincar com elas. Eu também gostaria que elas se propagassem para as máquinas mais tradicionais, e acho muito legal o fato de que empresas como a Intel estão desenvolvendo máquinas similares.

Anônimo disse...

Sim, eu dei uma lida no verbete do Geode na Wikipédia e parece mais adequado - talvez um pouco similar ao que o Crusoe prometia ser.

Eu também acho que ele seria útil pra internet e textos, e com o gerador portátil, daria uma ferramenta interessante pra profissionais que vez ou outra vão trabalhar no fim do mundo - tipo eu.

E, em termos de usabilidade, prefiro um teclado e tela do tamanho oferecido pelo XO-1 do que o que o touch screen de um palm.

A tecnologia do gerador e do monitor realmente têm chance de serem aplicadas em produtos comerciais.

No quesito social, só esperando pra ver mesmo.